Atualizar a vida

Há pouco mais de uma semana que não escrevo neste blog e mal escrevo, ponto final. Por vezes não sabemos dizer não e à força de dizer sim, tenho trabalhado demasiado – a minha cabeça ou coração não sabe dizer não, mas o meu corpo sabe, e fez as escolhas que eu não estava a conseguir fazer. Esta manhã fico em casa muito quietinha e a descansar – com muitas ideias para projetos e a tentar sumarizar o que tenho aprendido ultimamente. De há umas semanas para cá quase toda a minha informação chega através do Twitter. Tudo o que fiz foi seguir novas pessoas e des-seguir outras, e puf, o mundo mudou! Ou pelo menos ficou mais em conformidade com o que procuro atualmente. Até agora pensava que o kindle era apenas aquele écran-biblioteca-de-leitura-que-não-estava-a-pensar-adquirir-tão-cedo, e hoje percebi que afinal há versões da aplicação para PC (ou iPad, ou etc.) que nos permitem o rápido acesso a livros…  que de outra forma levam dias a cá chegar; claro que não acho que o kindle possa substituir os livros de papel, mas por outro lado já não tenho a resistência aos e-books que tinha há uns tempos atrás – tudo depende do tipo de informação e da experiência que procuramos. Assim, acabei de fazer o download da versão Kindle para PC e de comprar The War of Art – que em dois segundos estava no meu netbook. Já alguma vez disse que para mim a experiência da tela era como uma guerra? então este livro é mesmo para mim:) Aproveitei para fazer a reserva do próximo livro do mesmo autor, Do the Work, que é gratuito.

Mas, principalmente, parece-me que o mundo da edição está cada vez mais excitante. Até agora, e através da forma de publicação tradicional, um autor tinha uma percentagem muito reduzida dos direitos do livro. Tudo vai para a editora, os distribuidores e as livrarias. Mas a e-edição abre muitas perspetivas, tanto para o autor como para o leitor. E para o autor, embora em certos casos as editoras continuem a querer manter uma enorme percentagem para elas, mesmo na e-edição, há já outras possibilidades. Não dá que pensar?

One thought on “Atualizar a vida

Deixe uma Resposta

